12 janeiro, 2012

Leituras

Terminei de ler dois livros nesta semana.

O primeiro é o Amor e Tempestade de Thales Guaracy. 

Uma leitura interessante, estilo "Forest Gump" na qual o personagem principal é levado a participar de diferentes momentos da história do nosso Brasil contracenando inclusive com Luis Carlos Prestes e Lampião. 

Livro 1 - Amor e Tempestade de Thales Guaracy


Acho que em alguns momentos a leitura fica cansativa, principalmente quando por dois ou três parágrafos só há narrativa da situação política estabelecida naquele momento. Entretanto, acho que vale a leitura. 

O segundo livro que li foi Figos Secos de Selma Rosenzweig Szkurnik. 

Livro 2 - Figos Doces de Selma Rosenzweig

Outra leitura interessante principalmente para aqueles que se interessam pela cultura judaica. Eu sou uma apaixonada e entusiasta pelo tema então posso considerar que foi uma boa experiência. Porém,  me parece que ao chegar às suas últimas páginas o livro perde o fôlego em sua narrativa e o final perde o brilho, tornando-se pálido e sem graça. Uma pena.

O mais interessante desse post é a forma pela qual adquiri esses dois livros. Resolvendo umas questões de documentação na unidade Rio Poupa Tempo em SG, deparei-me com um estande de venda de livros, com valores de R$2,00 ou R$3,00. Imagina! Enlouqueci...

Pena que só é possível comprar 2 livros por dia. Tenho ido lá antes do trabalho, e adoro. 

Na verdade trata-se do Projeto Mais Leitura, do Governo do Estado do Rio de Janeiro que funciona no Shopping São Gonçalo/RJ* desde 15 de junho de 2011. A proposta é tornar a leitura mais acessível, subsidiando livros que são ofertados à população pelos valores que eu já mencionei. 



O governo tem acordo com diversas editoras que vendem suas reservas técnicas ao projeto. Os livros são então revendidos nas unidades do Rio Poupa Tempo no estande da Imprensa Oficial. São livros novos, alguns muito atuais, outros nem tanto, mas cuja compra compensa, e muito. Só para exemplificar, comprei um livro na semana passada por R$ 3,00 e quando fui pesquisar sobre ele, nos sites de venda de livro, o preço mais barato foi R$145,00. Realmente um achado.

Se quiser me encontrar então já sabe, toda semana estou lá. Em alguns casos, vou até três vezes...louca!


*Há ainda outros locais de atuação do projeto, nas unidades do Rio Poupa Tempo em Bangu e São João de Meriti. 


Nenhum comentário: