27 janeiro, 2012

A força da inércia é sempre maior

Consegui sair da inércia e escrever o primeiro capítulo de minha tese de doutorado. Já fazia meses que eu estava tentando, tentando e estava tudo branco, longe. Sentindo-me um fracasso achei que nunca ia conseguir finalizar esse trabalho. Mas eu já fiz isso tantas vezes, pensava eu, não sei o que está acontecendo.

Então conversando com um outro professor, ele me lembrou de minha capacidade. Discutimos um pouco o meu tema e eu saí daquele dia com algumas ideias. Decidi colocá-las no papel. Pensei que precisava começar, com qualquer coisa que seja, mas tenho que sentar na frente daquele computador e começar. 

E fiz. Comecei com a formatação (todo mundo deixa para o final, mas se inicia por essa etapa vai ter menos trabalho além de escrever com tudo arrumado, o que faz muita diferença para uma nerd como eu.) e em seguida fui repensando os objetivos, as questões da pesquisa, o material que tinha em mãos...Fui organizando tudo, tentando me concentrar (e sobre concentração preciso escrever um outro post, como as coisas vão mudando, e como o mundo atual opera contra isso) e escrever o que me fosse mais simples. 

Durante três dias concentrada consegui terminar o meu capítulo 1, que é a base de todo o trabalho. Hoje encaminhei ao meu co-orientador para análise. Estou super ansiosa com o retorno dele (que espero que ocorra, e que ocorra em breve -- é, pode acontecer dele não responder #fail total)

Agora minha cabeça está a mil. Toda hora quero sentar e escrever. Sei que está chegando a época em que os compromissos ficarão em segundo plano, para que eu finalize o mais rápido possível.

Quero fazer a qualificação agora em janeiro. Aguardo instruções de meu co-orientador.

Nenhum comentário: