19 agosto, 2011

Congresso Sobrapo

Fui a um congresso em SP apresentar um trabalho. O congresso era sobre pesquisa operacional organizado pela Sobrapo (Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional).

O evento aconteceu em Ubatuba-SP e fui de ônibus pois era a "melhor" opção disponível. Eu e uma amiga professora alugamos um apartamento para temporada porque saía mais barato.

Chegamos na segunda por volta das 14:30 e eu ainda estava sem almoço. Viagem de ônibus é sempre extenuante, principalmente em uma segunda-feira. Nada de achar um lugar para almoçar. Ainda bem que sempre levo castanhas, nozes e frutas secas de tal forma que não havia morrido de fome, ainda.

Fomos para o congresso pegar os crachás etc e já ficamos por lá. E eu queria mesmo era ir embora, comer alguma coisa. Mas andar em grupo é "isso"...e "isso" me deixa de mau humor (@#$%¨&**$#@!).

Esse foi o hotel do congresso: Recanto das Toninhas, na praia das Toninhas. Lugar bonito. Praticidade zero!


Fomos jantar por volta das 20:00 e eu já queria morrer. A fome já estava neutra, no restaurante não havia opções. Pedi uma salada e queria algo quente, uma proteína, pedi ovos, e eles não fazem nenhum prato diferente do que estava no cardápio. Insisti, reclamei, mas nada. Derrota total. Então fui de salada.

E foi assim durante todos os dias. Acordava cedo, caminhava por duas horas na praia, até sentir-me cansada e voltava para o hotel. Não tinha padaria por perto, então comia um pão que comprei em um restaurante e o resto da salada do primeiro dia. Depois, nas caminhadas, consegui comprar granola e leite de soja. E esse passou a ser o meu café da manhã. A tarde, nozes, castanhas, ameixa e damasco. E para o almoço/janta, uma salada. E em algumas vezes, um feijão com arroz.

Gostava de caminhar na praia Grande. Areia plana, durinha. Deu até para correr. Só um pouco. Estou machucada. Tentando me controlar.


O congresso foi ótimo. Levei minhas alunas de graduação para apresentarem um pôster e elas ficaram bem felizes com a repercussão do trabalho. Receberam dicas, elogios e até paqueras. Coisas típicas de congresso na idade delas. Fiquei feliz por ter despertado nelas o interesse pela vida acadêmica. Fiquei satisfeita.

Ontem, último dia do congresso o pessoal resolveu ir até Trindade, em Parati. Lugar belíssimo. Almoçamos na praia. Depois fizemos uma trilha, de uns 2 km, pequena, até um lugar incrível Caxadaço, que é uma piscina natural de água salgada. Pena que nenhum dos meus amigos me avisou que faríamos este tipo de passeio. Eu estava de vestido...ridículo. Como uma sem noção total, naquele lugar totalmente natural, eu andando como uma patricinha, de vestido e bolsa de couro...#pelamordeDeus#...essa era a cara que me olhavam. Logo eu que de paty não tenho nada.

Pena que o dia estava nublado. Imagine esse lugar em um dia ensolarado?

Tem fotos incríveis mas ficaram na câmera da Pâmela. Quando ela me enviar, posto aqui.


Voltamos do Caxadaço de barco. Cobram R$ 7,50 por pessoa. Mas ninguém queria voltar pela trilha (acho que só eu queria, mas o passeio de barquinho também valeu a pena)

Vim embora ontem. Era jantar de encerramento do congresso e o meu ônibus saía as 23:40. O jantar começou a ser servido às 23:10, e eu não pude comer, tive que correr para a rodoviária. Sorte que tinha umas frutas. E foi o que comi. Junto com as minhas castanhas de segurança e frutas secas. Está bom. A viagem foi muito cansativa. Minhas pernas incomodaram demais (SPI - sindrome das pernas inquietas) mas em algum momento, consegui dormir um pouco.

Dinho foi me buscar na rodoviária. Tomamos café com o pai dele em Niterói e vim para casa de ônibus. Ao chegar, tomei banho e apaguei. Cansaço Total.

**Quem quiser saber mais sobre Trindade visite: http://www.paraty.tur.br/trindade/index.php

Nenhum comentário: