09 agosto, 2011

Aventuras culinárias

Nesses últimos dias não tive muito tempo para tentar outros pratos. Fiz apenas um risoto de tomate e brócolis, adaptado de duas receitas que peguei na internet em um dia e um bolinho de quinoa e aveia neste domingo.

Seguem as receitas com suas fontes:

1 - Risoto de tomate e brócolis
Fonte: http://chubbyvegan.net/receitas/risoto-de-tomate-com-ervas/

No site você encontra a receita original! Aqui estão as minhas adaptações:

a- usei arroz integral fino e longo (não tinha outro)
b- coloquei uma xícara de quinoa junto à água e o caldo de legumes
c- não tinha caldo orgânico nem natural (esse é o meu próximo desafio) e usei aqueles horríveis de mercado. Comi com peso na consciência pelo glutamato que estava colocando em meu organismo. Mas isso é raríssimo e espero que não se repita!
d- fiz brócolis no vapor e coloquei na receita, na mesma hora em que acrescentei o tomate.


Fiz também aipim no forno com ervas secas. Ficou bom. Cozinhe o aipim, corte em tirinhas (como uma batata frita), regue azeite e umas ervas e mande ao forno. Fica crocante por fora e macio por dentro.

Como eu disse, não sou muito de arrumar em pratos para servir (Depois tem mais louça para lavar). Então na foto você pode ver a panela do risoto e a garrafa de azeite (minha nutricionista me recomendou ingerir mais azeite. Eu nunca fui muito chegada. Mas comprei em Portugal esse daí da foto, de 1%, e é realmente muito bom).

2 - Bolinhos de Quinoa e Aveia
Fonte: http://michelevege.blogspot.com/2011/03/bolinhos-de-quinoa.html

Essa receita eu não adaptei nada. Usei os ingredientes corretos só que não fiz frito, fiz assado. Outra coisa que não pode ser considerada adaptação, esqueci de colocar o fermento. Só percebi quando as bolinhas estavam prontas...fazer o quê...isso é comum para mim.

Ficaram boas. Ah, lembrei, coloquei uns pedacinhos de tofu defumado. Eu senti falta de uma massa mais consistente (talvez porque eu não tenha fritado) e acho que vou acrescentar umas batatas amassadas, ou inhame ou aipim, da próxima vez. Mas são muito saudáveis. Comemos aqui e depois levei para o trabalho, para complementar o meu almoço. Ainda sobraram algumas. Vou ver se tiro uma foto.

No forno não ficaram tão douradas e acho que nem tão gostosas assim, algumas esfarelaram. Mas não liguei. Sei que é bom para mim.

Nenhum comentário: