01 agosto, 2011

Genesis

Hoje eu dei início a um sonho antigo. Comecei uma horta no nosso apartamento. Há muito tempo sonhávamos com uma varanda. Queríamos um espaço ao ar livre (embora ainda sonhemos com um sítio, para pisarmos na terra e plantarmos coisas) para sentarmos, tomarmos café da manhã, lermos um livro, papearmos, e plantarmos...

Bem, conseguimos comprar o nosso apartamento este ano. Não é um grande ambiente, mas para nós é mais do que adequado. Temos o suficiente, nos desfizemos daquilo que não era importante (e ainda vamos nos desfazer mais) e terminamos com um apê amplo, clean e confortável. O que eu mais amo nele é a claridade que entra pelas janelas e porta da sala, que inunda e rebate em suas paredes brancas tornando tudo tão claro, que chega doer a vista. Mas é uma delícia.

Então, aproveitando que não fui trabalhar hoje (volto amanhã de uma mini férias) acordei cedo, tomei café e me preparei para a tarefa. NUNCA plantei nada em minha vida, fui criada em apartamento, e quando enfim nos mudamos para uma casa, nunca me interessei (ou nunca tive tempo para me interessar) por nada dessas coisas. 

Coloquei uma boa música e organizei tudo que iria precisar. O tempo estava claro embora o tempo estivesse fechado, com um sol fraco. Já havia previamente pesquisado na internet, e comecei a fazer a preparação do canteirinho de plástico que compramos.

Organização
Esses são os itens que utilizei. Canteirinhos, vasos, tesoura, mudas, humus de minhoca, água, lascas de pinho, adubo orgânico, terra preta, sacos de lixo e uma boa música no meu ipad.

Essa sou eu, colocando a mão na massa. Na verdade, nessa hora, eu ainda estava cheia de dedos, usando as ferramentinhas que mariDinho me deu. Depois disso, fui me acostumando e colocando a mão na terra mesmo. Uma delícia.
Olha eu aí...repara nas meias no pé...quem planta com meias no pé? Só a garota apartamento mesmo.
Comecei então forrando os canteiros com bolinhas de argila para facilitar a drenagem.

Canteirinho
Bolinhas de argila
Depois disso, coloquei terra preta até quase a metade do recipiente. E então coloquei o adubo orgânico. Fiz os buraquinhos para as mudas, plantei e então coloquei o humus de minhoca por cima. Não tenho certeza se era isso mesmo, e fiquei tão empolgada, enquanto fazia, que esqueci de tirar as fotos. Perdoe-me. Mas ainda vou plantar mais e mostro o passo a passo. Além do mais, não sugiro ninguém a me copiar, porque eu não tenho a menor ideia se isso dará certo. Sei que fui plantando e orando para que Deus fizesse as minhas plantinhas prosperarem!

Bem, fiz esse procedimento várias vezes e agora tenho uma mini hortinha. E sei que Deus me ensinará a ter paciência para esperar o crescimento de minhas mudas até o dia da colheita. Assim como acontece conosco, que vamos amadurecendo cada dia um pouquinho mais.

Agora eu tenho plantado: Alface, salsa, cebolinha, couve, mostarda, rúcula, espinafre, coentro, manjerona, salvia, hortelã, aipo, orégano.

Veja abaixo o resultado final:

Vaso com flor doado pela minha avó querida
Meu pé de limão galego na quina da varanda
No vaso menor, minhas mudas de hortelã.

Minhas mudas de alface: Lisa e Crespa
Nos vasinhos tem orégano e manjerona
Na xícara, as sementes de amor perfeito que Tamires deu no convite do seu casamento.

Aqui temos espinafre, cebolinha e coentro.

Meu vaso com lavanda. Atrás está o boldo e outra planta que não sei o nome. Ambos presente da vovó.
Neste inclui Aipo, Mostarda, Salvia e Salsa
Aqui estão as couves-manteiga e as ruculinhas. 

Visão geral. Este vasinho amarelo contem orégano e manjerona.
Eu ainda não sei o nome de cada uma delas. Não sei reconhecê-las. Tive que levantar mais de 5 vezes, cada hora que ia colocar legenda nas fotos, para ver o que tinha em cada vaso. Mas tudo bem, aprende-se tudo. Não quero me cobrar tanto. Estou feliz por ter dado esse passo e chegado até aqui.

Aproveitei e fui no centro comprar o vaso para meu pé de limão e também outros vasinhos. Comprei sementes de tomate cereja e de camomila. Já estou sonhando com a colheita. Assim deve ser o nosso Deus quando fica a sonhar com o dia em que nos encontraremos com Ele lá no céu, não é mesmo?

Salmos 19: Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mäos.Um dia faz declaraçäo a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.

Nenhum comentário: