26 fevereiro, 2008

Pensamentos

Tudo que passa na vida dos outros sempre é menos dolorido que em nossa própria vida não é mesmo? Podemos acolhe-los, ajudá-los, chorar e nos alegrar mas no fim continua sendo a vida deles e não a nossa mesma. Isto é sempre complicado porque com o passar do tempo a dor dos outros vai sendo esquecida por nós enquanto para eles, ela continua lá, latente, vívida.

O Senhor nos diz para sempre nos compadecermos uns dos outros e esta é uma dura tarefa devido ao nosso egoísmo e senso de individualidade. Quando a palavra diz para nos alegrarmos com os que se alegram e chorarmos com os que choram, ela quer que nós sejamos um com eles, que o que eles estão sentindo seja para nós o mesmo sentimento e aí que a coisa pega. Sabe o lance de pimenta nos olhos dos outros é refresco? Pois é, pode doer, podemos chorar e rir, mas no fim ainda é a dor daquela pessoa.

Talvez, em meus pensamentos, eu seja até dura demais, mas a realidade é que somos pessoas de pouca memória e passado o afã do problema simplesmente nos esquecemos.

Mas Deus quer de nós um outro comportamento. Embora não possamos vivenciar exatamente o que o outro está sentindo podemos, ao menos, nos aproximar dele e fazer com que ele sinta que não está sozinho. Que não importando o que vai acontecer nós estaremos por ali, para um abraço, um carinho ou um silêncio.

E assim, disponibilizando a nós mesmos e nos fazendo participantes daquela situação, somos capazes de nos compadecer, de acompanhar a história, de impedir que nossa mente esqueça ou desvalorize aquela dor.

Se tem uma coisa que me entristece é quando estou contanto algo que aconteceu comigo e que me feriu, por exemplo, e o outro começa: Hi, já passei por isso, vai passar minha filha, fica assim não, esquece isso. Ora bolas! A pessoa nem sabe o que se passa dentro de mim, quais são as razões para eu estar daquele jeito, talvez a situação me fira mais do que a ela. Caramba, pode ouvir apenas meu amigo?

Existe outra coisa muito chata, você lá contando sua história, seu problema, e de repente, a pessoa começa outro assunto, como que não se importando com o que vocês está contando. Essas pessoas me deixam tristes. Parecem desvalorizar os meus sentimentos.

Ah, ainda existem aqueles para os quais você começa contando sua história e te interrompem no meio, começam a contar suas próprias histórias e não retornam para a sua. Esperem, hei, quando foi mesmo que mudamos o assunto?

Bem, seja como for, é muito bom sentir-se útil na vida de alguém, Saber que sua presença, mesmo sem nada de especial pôde ajudar é uma boa sensação. Saber que Deus, mesmo com toda a Sua Glória e Poder destinou esta tarefa a nós também é gratificante. As vezes a gente não sabe o que dizer, nem o que fazer, mas Ele sabe e age na vida do outro através de nossa vida.

2 comentários:

Marcelinhaaa disse...

Níssia, concordo plenamente contigo, principalmente na parte que em que vc diz a respeito do que se passa dentro de nós, muitas vezes as pessoas não compreendem nossas dores e a menosprezam, julgam nossos sentimentos como algo fútil, bobeira, enquanto que para nós é algo sério e profundo.
Sabe, lendo o que vc escreveu pude me analisar tb, ver quantas vezes faço errado, ver quantas vezes meto os pés pelas mãos,vejo que eu preciso estar quieto para ouvir o outro, deixá-lo falar... mesmo que nao tenha nada pra falar em troca, muitas vezes o silencio é bom.
acho que preciso mudar muito !!! rs
sber ouvir é de fato uma dádiva

Marcelinhaaa disse...

mil bjus amore
amo vc