24 outubro, 2007

Hibernei???

Este post vai em homenagem a uma new friend, a Jocélia. Não tenho conseguido comentar em seu blog menina!! Vê isso aí! Dá um jeitinho.

De qualquer forma vou fazer comentários a respeito de tudo que você escreveu para mim ok?

Nós aqui também tivemos um culto da colheita mas o chamamos de Festa do Tabernáculo, ou Sucot, em hebraico, uma festa belíssima, com tantos significados, descrita lá em Levítico 23. Foi uma bênção para nós e Deus também nos abençoou com muitos convidados. Vi as fotos de sua festa em seu blog e, puxa vida, que festa bonita vocês tiveram! Se eu conseguir postarei algumas fotos da nossa para que você nos conheça também.

Não conheço a Igreja Evangélica livre e gostaria que, na próxima oportunidade, você me contasse um pouco mais sobre ela ok? Queria entender o que você chama de Igrejas tradicionais das quais vocês se separaram, apenas para entender um pouco da história do Cristianismo aí nestas bandas!

Achei muito interessante a idéia do Curso Alpha e fiquei curiosa para saber como é o trabalho de convidar os visitantes (vocês distribuem folhetos? visitam? anúncios? ou apenas esperam por eles?)

Também fiquei chocada com esses pastores que, mesmo descrentes, permanecem no ministério. E eu fiquei pensando, que coisa diabólica. Esses pastores, eles mesmos, são instrumentos para disseminação do ateísmo. Embora nunca tenha andado por estas terras eu tinha uma visão bem clara de como, na maioria dos países vistos como "cristãos, a frieza tem ocupado os púlpitos e igrejas. Talvez por conta da preocupação com o desenvolvimento, progresso, sucesso e a busca pelo conhecimento (embora todas essas coisas sejam lícitas) em excesso. Talvez por terem esquecido de prosseguir na caminhada. Tantas razões...

Se eu não me engano, tínhamos este curso Alfa na Universidade em que estudei (UFF) mas não cheguei a conhecê-lo.

Adorei as suas fotos. Faltou uma sua para eu conhecê-la!

Um super abraço.

ps.: nunca se esqueça o quanto o Senhor te ama. Talvez gastemos muito tempo de nossa vida buscando agradá-lo e envolvidas nisso nos esqueçamos de conhecê-Lo verdadeiramente.
Fique na Paz do Senhor querida.

Níssia

2 comentários:

. disse...

Oi Níssia,

então, a FEG que é abreviação de igreja evangélica livre, nao tem no Brasil, aliás tem missionários no Sul e Recife.
É difícil dizer com qual igreja brasileira está mais próxima, talvez congregacional ou presbiteriana calminha... não sei. Bom é uma igreja tradicional (nao pentecostal), mas que ainda assim se separou das igrejas que são reconhecidas pelo Estado como igrejas evangélicas (aqui sao Luterana, Metodista, Igreja do País), pois estas têm uma ligacao financeira direta com o Estado, isso significa que todas as contas sao pagas sem problemas e o salario do pastor também, pois funciona assim: quando você tira seu CPF vc tem que dizer se é ev. ou cat. se vc declara significa que seu dízimo sai direto da sua folha de pagamento para a cúpula de uma das igrejas.
Mas essa nao é a razao da criação da Feg e outras igrejas dessa linha. O problema é que a visao dessas igrejas é muito longe de Jesus Cristo, aliás nao tem visao evangelistica, nao tem evangelismo, nao tem pregacao que te leve a raciocinar se a vida está de acordo com a palavra de Deus. O que importa é que você segue a tradicao da sua familia, é batizado quando nasce, e quando adulto dá o dízimo automático. Essas igrejas sao vazias, mas quem tem o nome lá no ministerio da Fazenda tem cerimônia de enterro garantida, e enterro no cemitério da respectiva igreja ou se quiser batizar alguma criança, recebe uma declaracao que é ev. e também nao tem barreira pra conseguir um trabalho nas muitas, muitas (aliás, até muito boas) firmas sociais da Igreja.
O fato de nao declarar ser ev. ou cat. já cria um problema sério para os temas acima citados.
É claro que há muitas pessoas nessas igrejas que sim crêem em Deus, mas como os católicos nao praticantes, antes desse padre moderninho aí do Brasil.
Bom o ponto central da FEG é que quem quer ser membro tem que fazer uma decisão por Jesus Cristo do jeitinho que a gente conhece aí no Brasil e participar ativamente da vida na igreja. E o dízimo dá quem quiser e a maioria nao dá. Eu, na verdade acho que eles por medidas de precaução falam muito muito muito pouco sobre isso. Mas ainda assim a igreja cresce, muito pouco comparando com o Brasil.
Membro dessas igrejas nao é quem está lá há um tempão e sim quem teve uma conversa com o pastor e presbitério da igreja e foi aceito depois de um tempinho de conhecimento e foi batizado nas águas depois de adulto. Como membro vc nao te que fazer nada na igreja, mas tem que aceitar de verdade o sacrifício de Jesus por nós.
Mesmo nessas igrejas o evangelismo nao existe como a gente vê no Brasil. Nao existe essa evangelizacao cara a cara na rua com folhetos e tudo mais.
Cada um convida pessoas nao cristas para alguma reuniao na igreja ou culto de domingo.
Há uns anos atrás estiveram aqui um casal da igreja metodista do Parana para trabalhar também na metodista como missionarios. Eles teriam que ficar 5 anos, mas já no fim do segund ano foram dispensados pelos pastores da igreja onde deveriam trabalhar. O motivo foi a visao, a pregacao (essa história de arrependimento, pecado...??? Tudo isso já passou!!), oracao individual depois do culto para quem estivesse necessitando(cristao com problema procura médico, psicólogo ou um dos muitos serviços sociais e nao o pastor!)
A razao dessa frieza nas igrejas é em parte a mesma que no Brasil.
Claro que o fator orgulho,intelectualidade(?), e o deslumbramento pelo mundo e suas ofertas de liberdade e prazer também contam.
Ah o curso alfa é organizado uns meses antes e recebe inscrição. Quando começa os grupos já estao formados. Os convites sao feitos a parentes e amigos e pessoas novas e ainda nao batizadas também devem participar. E na porta da igreja, na calçada mesmo onde todo mundo passa, tem um grande mural de vidro onde é posta a programacao da igreja, e quem passa vê, mas raramente entra....
Mas o curso alfa nem pode ter muitas pessoas pois é necessário duas pessoas preparadas para isso, e espaço, onde os grupos conversem sem incomodar ninguem.
Está sendo muito bom!

. disse...

Ah o meu espaço para comentários está desativado, pois é tao desanimador nao receber nenhum....
Entao deixo direto sem essa opção assim nao tenho que olhar sempre.
Mas tem sempre um email lá.

Ok, nao tenho um super Blog escrevo para nao me ver fazer erros absurdos de português e depois quis fazer o Blog porque estava com tempo ocioso demais e há muito tempo sem aprender alguma coisa nova, entao decidi criar um blog. Se bem que tudo no blog é mais ou menos preparado, porém o começo foi uma coisa medonha...