15 abril, 2007

Again

Novamente trabalhando aos domingos...

Bem, hoje estava pensando como seria melhor se as pregações hoje em dia fossem mais interativas. O que eu quero dizer com isso? Eu acredito que as pessoas aproveitariam mais se os pregadores, descendo dos púlpitos, aproximassem-se da igreja e convidasse a todos para um grande debate. Não no sentido da discussão mas de maneira que todos fossem envolvidos e desafiados a fazerem perguntas e sanarem suas dúvidas. Com ordem e descência é claro, mas numa posição integradora.

Com isso os pregadores teriam que se preparar mais, buscarem mais fontes e autores, envolvendo-se na palavra que preparam, o que seria ótimo pois vemos cada um falando cada barbaridade... E o ouvinte faria parte do que estava sendo apresentado. O conhecimento seria construído passo a passo, e todos teriam a chance de questionar.

O modelo de hoje, não sei se sempre foi assim, não permite qualquer participação. Ficamos cerca de 1 hora apenas ouvindo, e nossos pensamentos abstraem com a maior facilidade. É preciso que o discurso seja extremamente bom para impedir que nossa mente vagueie no período de silêncio.

Aprender assim é muito mais difícil. Legal é quando temos a chance de tomar parte do que esta sendo falado, pensando juntamente com a pessoa que está apresentando de maneira que as conclusões são tomadas em conjunto. Não sei se isso é complicado em grupos muito, muito grandes, mas eu adoraria tentar. Adoraria fazer esse tipo de exposição.

Um comentário:

magavilha disse...

Minha querida filha, aproveito a oportunidade pra dizer que acho sua idéia ótima, pq você mesma nao tenta fazer esse tipo de pregação.
Alguém tem que ter iniciativa vc não acha?
E como vc está? muito cansada mãe!!!! só nao posso te pegar no colo, a coluna não deixa e nem a idade. Tenha sempre momentos de descanso. A vida é pra ser vivida na sua intensidade, para na velhice não ficar sem ter o que falar. Eu amo vcs, e quero vê-los sempre felizes.
Beijos!!!!! Te amo!!