Estou tendo aulas sobre a Organização da Educação Brasileira. Tem sido extremamente interessante apesar do horário (vai até as 22:00) e da voz baixa do professor.
Temos discutido a questão da formatação do ensino no país através da história afim de atender interesses políticos e econômicos afinal, para um país que já teve sete constituições nada é anormal.
Como nosso ensino foi desenvolvido, essencialmente, para atender uma elite que queria implantar aqui o mesmo sistema europeu tivemos, ao longo da nossa história, uma depreciação do ensino público de forma a manter a disparidade entre a classe alta e os pobres. Foram criados cursos técnicos de modo a manter estes longe da Universidade. Oferecendo-se pouco para muito e muito para uma minoria.
E o que acontece quando este pobre chega a Universidade? Que mercado ele encontra depois de formado? Um mercado exigente, impondo condições que em muitos casos só são atendidas por pessoas de classe média/alta. E mais uma vez a classe baixa é marginalizada.
Dizer que eu tenho esperança que melhore seria mentira, mas eu gostaria de colaborar, de plantar sementes, de me dedicar a causa do ensino às camadas mais pobres da sociedade.
Um comentário:
amiga, acredite que sempre será possível melhorar, porque é isso que nos move a ser pessoas melhores e não rezignadas! rsrrsrs e vc será uma ótima professora! que motivará a todos os alunos. Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar a nós mesmos e aos que estão em nosso redor! eeeee
amo vc! miss you so much! see you at shabat?
Postar um comentário